Mais autoritarismo na Secretaria da Educação
Infelizmente, vai acontecer o que todos temiam: Mais autoritarismo na Educação Pública. A escola não terá nenhum tipo de democracia. Tudo será de cima para baixo. Quem não cumprir as regras do mercado será sumariamente demitido.
Nós avisamos: “votar na extrema direita significava: mais trabalho e menor salário” Não adiantou. Uma parcela da categoria e do funcionalismo ajudou na eleição do Tarcísio. Agora, teremos quatro anos de mais choradeira. O melhor candidato era o Professor Fernando Haddad.
Veja o que está sendo divulgado nas redes sociais:
“Resumo da Reunião do Secretário da Educação – Renato Feder – com os Dirigentes Regionais de Ensino:
1- A SEDUC (sobre a administração do Feder) está em fase final de desenvolvimento do aplicativo de frequência e conteúdo que substituirá a SED. Esse aplicativo monitorará em tempo real, a frequência do estudante e o trabalho do professor. O professor não poderá mais digitar frequência e conteúdo em horários diversos, deverá obrigatoriamente digitar no momento da aula de 45 minutos.
2- A SEDUC (sobre a administração do Feder) está elaborando um Drive com todas as aulas em PPT/Slides das sequências didáticas do Currículo Paulista para o professor utilizar nas aulas – a proposta desse drive é digitalizar todo o conteúdo do currículo, como também monitorar – através do acesso do professor para saber se ele está “trabalhando” ou não o currículo.
3- A SEDUC (sobre a administração do Feder) não aplicará mais AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo. No lugar será substituída por uma avaliação bimestral cobrando todas as disciplinas da Base Nacional Comum, exceto Arte e Educação Física, em consonância com o conteúdo do bimestre. O aplicativo que substituirá à SED terá funções para divulgar o resultado dessa avaliação em tempo real. O resultado dessa prova deverá obrigatoriamente fazer parte do conceito bimestral do estudante lançado pelo professor. Essa “nova” AAP será aplicada em 2 ou 3 dias, obrigatoriamente pela escola. Será tanto para os Anos Iniciais, quanto Finais e Ensino Médio.
4- A SEDUC (sobre a administração do Feder) está em fase final de desenvolvimento da melhoria os ATPCs on lines do aplicativo CMSP. A presença do professor continuará obrigatória, mas será agora monitorada, principalmente pelo “novo” aplicativo que substituirá a SED, mas também pelo aplicativo CMSP. Está em estudo não ser mais válido o acesso pelo YouTube.
5- A nova carreira do magistério é realidade e a atual administração da SEDUC não irá retroceder ou voltar atrás. Mesmo o professor, diretor, COE, supervisor que não aderir a nova carreira até 2024, a SEDUC não ofertará mais a evolução pela prova do mérito – sendo extinta totalmente. O novo concurso do magistério já será na nova carreira.
6- O grupo de trabalho da reforma administrativa do funcionalismo do estado de São Paulo já iniciou seus trabalhos e, segundo o secretário Feder, está atualizando pontos que a atual administração considera fundamentais e não foram contemplados pela nova carreira do magistério.
7- Foi explícito em vários momentos da reunião a expressão “se não fizer... será demitido...”. Muitos dirigentes concordaram que ficou mais do que explícito que a SEDUC (sobre a administração do Feder) está disposta a fazer valer o dispositivo da nova carreira pra dispensar dirigente, supervisor, diretor de escola, COE e principalmente professores, a qualquer momento, caso não atendam aos “requisitos” que eles consideram fundamentais para garantir o que eles chamam de “ensino de excelência”.
Na reunião com a Presidenta da APEOESP e Deputada Professora Bebel, o Secretário foi mais democrático, inclusive, prometeu algumas mudanças na nova carreira. Ouviu as reivindicações e dará sua resposta, mas se quiser manter o espírito da reunião com os Dirigentes Regionais de Ensino, o Governo será mais autoritário do que o “João Dória”. Teremos saudades do maldoso João Dória? Espero que não. O futuro imediato demonstrará como a escola será tratada. O início foi muito ruim para os Professores e demais membros do Magistério?
O Mercado continuará dando as cartas ou teremos mais humanismo? Quem viver, verá!
Professores e demais membros do Magistério, sejam sócios da APEOESP, com urgência. Tudo indica que muitos precisarão recorrer ao nosso jurídico para suas respectivas defesas;
Professor Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP e
Suplente de Deputado Federal/PT
Comentários
Postar um comentário