Educação: Fracasso do Projeto Educacional Paulista

            No mundo capitalista existem dois grandes projetos políticos, ou seja: o neoliberal e o oposto.
            O neoliberal é liderado pelos PSDB e seus aliados. É o projeto que prega o estado-mínimo e a privatização do setor público. Sistema já condenado por uma grande parcela da humanidade, tendo em vista que provoca constantes crises no próprio capitalismo. Entre nós o PSDB e seus aliados quando no executivo federal cumpriram a cartilha do neoliberalismo. No Estado de São Paulo fazem isto desde “Paulo Maluf” e fazem com maior fanatismo desde o governo “Mário Covas”.
            Para recuperar as perdas salariais do Magistério desde Maluf é necessário um reajuste acima de 250%. De Mario Covas ao presente são necessários 37%.
            Pior, ainda, a partir de Mario Covas para economizar, inventaram a promoção continuada que virou promoção automática. Muitos alunos terminam o Ensino Médio como “analfabetos funcionais”.
            O estado mínimo privatiza quase tudo. São recursos públicos que vão para o setor privado.
            Enquanto o Japão e os países chamados “Tigres Asiáticos”, além dos países desenvolvidos que fizeram grandes investimentos no setor educacional e produziram uma população invejável, entre nós a “educação é prioridade no discurso político. Na prática é pura enganação.
            Quando alguém falar sobre o investimento paulista na educação, pergunte quanto recebe um professor, nos Estados Unidos, na Europa, no Japão ou nos Tigres Asiáticos. Depois compare com um Professor Paulista. A constatação será surpreendente. Os paulistas recebem menos de 10% dos Professores dos países citados. É por isto que são desenvolvidos! Enquanto nós estamos vivendo as condições sociais de uma guerra civil. Só não vê...Quem não quer! Culpados, sim, governos do PSDB e seus aliados. 
            O projeto contra o neoliberal (PT e seis aliados) prega o estado que pode proporcionar melhores condições sociais para a nossa população. É um estado que valoriza o “ser humano”, além de investir na educação, saúde e segurança. É um estado contra a privatização. O que fez Lula no governo? Ele reajustou o salário dos funcionários federais e dos aposentados todos os anos, além da política de valorização do Salário Mínimo. Um funcionário federal nas mesmas condições de um paulista recebe, no mínimo três vezes mais.
É só olhar os editais de concurso, os cargos e oferecidos por São Paulo são os piores do Brasil (PSDB). Só não vê...Quem não quer!
            O governo paulista para enganar, mais uma vez a população do nosso querido, estado inventou a política meritória para os professores. Em outras palavras, para não recuperar o salário de todos. Aplica provas para melhorar o salário de 20% dos Professores.
Será que alguém em pleno gozo de suas capacidades mentais não percebe a enganação? A política meritória já foi condenada nos Estados Unidos e na Europa. Porque insistem na barbaridade?
            Nós condenamos a meritocracia. É outra enganação. Queremos reajuste para todos.
            Os mais prejudicados são os professores aposentados. Será que as autoridades do PSDB e dos seus aliados não tiveram bons professores? Por que tamanha maldade?
            Professor Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP.
            E-mail: Juvenalpenteadon@gmail.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)