Educação Política (6) - Publicado novamente com redação muito melhor.
EDUCAÇÃO POLÍTICA (6)
Fake News contra Sindicatos de Trabalhadores.
Faça debates com seus amigos!
A liberdade de expressão, conquista da democracia, tornou-se a desculpa de quem acredita que pode falar ou escrever o que quiser sem arcar com as consequências. Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdade, mas com o advento das redes sociais, a disseminação das chamadas fake News se popularizou trazendo efeitos desastrosos. Agora está em alta atacar os sindicatos de trabalhadores. Desde o início do Século XX, na incipiente indústria brasileira, os trabalhadores sindicalizados eram combatidos pelos empregadores contando com o apoio das forças de repressão nos momentos de greves e atos públicos. A violência era enorme, com muitas mortes e feridos no decorrer do tempo.
O confronto era inevitável, tendo em vista que a classe patronal não oferecia as mínimas condições para que os trabalhadores pudessem nutrir suas famílias. Com o advento da Revolução de 1930, com forte tendência para o fomento da indústria e a urbanização das cidades e advento da CLT, os sindicatos se organizaram melhor, de tal forma que até o início do Século XXI, a dispensa dos trabalhadores só tinha valor após a anuência do sindicato da categoria. A grande maioria dos Sindicatos organizaram departamentos jurídicos para que pudessem defender os trabalhadores sindicalizados. A desmoralização dos sindicatos promovida pelas mentiras foi uma constante, visto que os direitos trabalhistas eram defendidos e majorados por governos progressistas. Após 1964 até os governos Temer/Bolsonaro, acabaram com a Taxa sindical, que era um dia de trabalho por ano, com um único objetivo: enfraquecer os trabalhadores e suas famílias. Infelizmente, muita gente boa acreditou nas mentiras.
O atual governo Lula reconhece que são necessárias as contribuições sindicais para sindicalizados e para os não sindicalizados, para que os trabalhadores possam contar com a defesa dos sindicatos.
O caminho está certo, porém, infelizmente, trabalhadores despolitizados reproduzem as mesmas mentiras das Fake News contra os sindicatos, que são os seus únicos defensores, ou seja, todos os direitos trabalhistas foram obtidos pela luta dos sindicatos e partidos políticos da esquerda. Os partidos da direita sempre querem acabar com os nossos direitos.
Obs.: Por que nunca criticam os sindicatos patronais e suas corporações?
Peço para todos que nos conhecem para debater a realidade, principalmente, com a juventude.
Professor Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP, Escritor e Historiador.
Comentários
Postar um comentário