Lutar sempre vale a pena! (Parte um)
Lutar sempre vale a pena! (Parte 1)
A APEOESP está sempre em mobilização permanente em defesa dos professores, da escola pública, por extensão do funcionalismo público, nas lutas públicas e, em especial em defesa da democracia.
A Burguesia (Elite) do Brasil e do mundo sonegam informações políticas ao seu povo. Porque sabe que uma nação politizada não será explorada! Venha conosco!
O Estado de São Paulo nunca foi governado pela esquerda, é sempre a Direita e a Extrema Direita que estão alojados no Palácio dos Bandeirantes e, é por isso que só beneficiam a elite brasileira. Até para manter direitos é muito difícil para nossas instituições.
Tivemos sim, alguns Presidentes progressistas que atenderam os anseios populares e concederam uma série de direitos como a CLT (direitos trabalhistas), estabilidade no serviço público e sindicatos para defesa dos trabalhadores, Saúde (SUS) e Escola Pública, Voto secreto e universal, direitos individuais, etc. Direitos que são oriundos das lutas dos partidos da esquerda do Brasil e do mundo.
A Direita e a Extrema Direita ao longo da História entregam os anéis para não entregar os dedos, às vezes entregam a vida, como aconteceu em algumas Revoluções.
Normalmente, o trabalhador quer apenas as condições para viver bem, com a sua família, enquanto é explorado pelo capitalismo através de manobras contínuas que exploram o sangue e o suor de todos.
Aqui, entre nós, no principal estado do Brasil, a direita e seus extremistas possuem mentalidade escravocrata e querem, paulatinamente, acabar com os direitos dos Paulistas.
Na ALESP, sempre na minoria, os Deputados e Deputadas do Partido dos Trabalhadores e os demais partidos da esquerda possuem uma tradição na defesa dos direitos dos mais humildes, do funcionalismo público e das classes populares.
Ao longo da história, vamos citar algumas conquistas que mostram que a luta sempre vale a pena, ou seja:
a) 1984, durante o governo do Professor Franco Montoro, a conquista do Estatuto do Magistério (Lei 444) que infelizmente foi desfigurada por todos os governadores que vieram depois.
b) O Estatuto e seu plano de carreira eram perfeitos para pautar a vida dos professores do nosso estado, além de reafirmar todos os direitos que já existiam;
c) Infelizmente, vários governadores para retirar direitos dos professores foram verdadeiras pragas contra a educação da nossa escola pública, João Dória foi o pior de todos;
d) Sempre com um único objetivo: “economizar recursos” enganando os professores, reduzindo o salário dos mais antigos e dos aposentados para melhorar o salário dos mais jovens;
e) É claro, tudo na base do confronto, usando a polícia militar para atacar professores, funcionais públicos e o povo com gás, balas de borracha e bombas de efeito moral, inclusive dentro da ALESP. Às vezes uma grande covardia contra senhoras que estão lutando para não perder direitos conquistados durante uma vida de trabalho (Desconto da previdência para aposentados- Governo Dória ou redução de carga horária de suas aposentadorias, como aconteceu no governo do Mário Covas)
f) Fim das faltas abonadas, faltas médicas, perda do dia para quem chega atrasado;
Enfim a luta é titânica, contra o quase monopólio da Direita e seus extremos existentes dentro da ALESP, mesmo assim conseguimos:
- Estabilidade para a Categoria F na época do Serra;
- Reajustes salariais sempre na base do confronto pelas migalhas que ofereciam;
- Fim do confisco dos aposentados;
- Prorrogação dos contratos da categoria O em 2018 e 2019 que terminavam em 2022;
- Professores readaptados com direito de se aposentar como os demais professores;
- Vacinas para os professores;
- Dezenas de milhares de ações na justiça que ganhamos, na manutenção de direitos que eram e são feridos pelos governadores.
Lutar sempre vale a pena. Venha conosco. (Continua...)
Professor Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP, Escritor e Historiador.
Comentários
Postar um comentário