Querem defender o direito dos mentirosos!
Querem defender o direito dos mentirosos!
A extrema direita só consegue chegar ao poder com a técnica desenvolvida pelos nazistas da Alemanha e fascistas da Itália. Estes países provocaram a 2ª Guerra Mundial com o sacrifício da vida de milhões de pessoas. Para a ascensão ao poder e pela manutenção de um Estado totalitário, os nazistas utilizaram de uma extensa máquina de propaganda, comandada por Joseph Goebbels. Os países que adotam as ditaduras da Extrema Direita, das Teocracias e dos Militares cometeram as maiores atrocidades como genocídio, torturas, controle, além de perseguição às oposições.
Todo tipo de Ditadura ou Tirania usa as mesmas técnicas para eliminar as oposições: Tortura, prisão, exílio e até o atentado contra a vida das pessoas, às vezes de famílias inteiras, que não se submetem à opressão de ditadores.
Podemos afirmar que os melhores sistemas políticos dos países foram desenvolvidos através da Democracia, que garante aos cidadãos o poder de participação nas decisões políticas de seu país. Democracia e ditadura são termos que se opõem e se anulam. Onde uma está, não pode haver a outra.
As Ditaduras e as Tiranias foram criadas através da intriga, da mentira e até com o assassinato dos adversários.
Com o advento da tecnologia da Inteligência Artificial, a Extrema Direita agora quer dominar através das mentiras com a divulgação de narrativas inverídicas contra governos, pessoas e lideranças.
A técnica desenvolvida, no presente, é adotada por uma liderança com muitos recursos para disseminar as mentiras, milhões de vezes, para que a grande massa despolitizada aceite como verdade.
Hoje, as pessoas e as plataformas que divulgam as suas mentiras, querem defender o direito de continuar mentindo sem assumir as responsabilidades pelo mal causado aos povos que desejam dominar.
As mentiras são tantas que os próprios prejudicados assumem o papel de defender os mentirosos que retiram os seus direitos com narrativas falsas.
Infelizmente, nós vemos trabalhadores, classe média, micro, pequeno e médio empresário, adotarem as narrativas da grande burguesia, que é formada por menos de 1% da população brasileira, e controla a maior parte dos políticos da extrema direita de todos os níveis, através do financiamento das campanhas eleitorais para exigir que suas fortunas aumentem geometricamente.
Nós, do campo democrático, somos a resistência, e se não responsabilizarmos os produtores das narrativas mentirosas seremos governados por uma Ditadura ou Tirania do poder econômico.
É exatamente por isso que condenamos as narrativas mentirosas e defendemos punições rigorosas contra todos os políticos que usam a mentira para sua promoção pessoal.
O Congresso, que é o pior de todos os tempos, retém um Projeto de Lei há quatro anos para desenvolvimento e controle das redes sociais, com prescrição de penalidades para aqueles que difamam pessoas, políticos, autoridades e nossas instituições democráticas.
A liberdade de expressão não é um direito absoluto e enfrenta desafios e limites em diferentes contextos, como questões de incitamento ao ódio, discurso de ódio e desinformação.
A era digital trouxe consigo novos desafios, como a responsabilidade das plataformas on-line e a proteção da privacidade. Diante dessas complexidades, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e outros direitos, garantindo um ambiente inclusivo e seguro para o exercício das liberdades.
Professor Juvenal da APEOESP, Diretor Estadual, Historiador, Escritor e Bloguista: garraecoragem.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário