Gigante Empresa Chinesa no Brasil?

         Como sindicalista fiquei apavorado quando tomei ciência que uma das maiores empresas do ramo de eletrônica e computação virá para o Brasil com amplo investimento que poderá gerar milhares de empregos.
         Fiquei mais preocupado, ainda, quando não vi nenhum protesto de empresários brasileiros.
         As empresas chinesas exploram os trabalhadores na condição de semi-escravos. O salário mínimo vale menos de R$ 100,00 Reais. Não há leis trabalhistas e muito menos direitos humanos.
         Li uma reportagem sobre uma empresa chinesa do mesmo ramo com algumas dezenas de milhares de funcionários que trata de maneira desumana seus empregados e provoca o maior índice de suicídios do mundo. A situação é tão humilhante que os trabalhadores ficam presos dentro do local de trabalho.
         Os empresários, políticos, sindicalistas e trabalhadores que tomam a China, como exemplo, estão no caminho inverso da história da humanidade.
         O mercado Chinês é importante para nossa exportação de Soja, Milho e produtos da Indústria Alimentícia mas não podemos aceitar que a exportação dos nossos produtos sejam motivos para trazer empresas chinesas para nosso país.
         O Itamarati (Ministério de Relações Exteriores) precisa rever nossa posição junto com a Presidenta DILMA.
         Empresas Chinesas para se instalarem no Brasil devem em primeiro lugar adotar para seus trabalhadores chineses legislação trabalhista e política de direitos humanos.
         Há uma analogia que merece citação: Madeira Legal. Por que a Europa só compra a madeira brasileira que é reconhecida como “Legal”.
         Por que não adotamos uma política semelhante com a China. Só devemos comprar de empresas Chinesas que estabeleçam direitos trabalhistas e humanos para seus empregados.
         No Brasil, os trabalhadores que mais recebem são os que trabalham no ramo da eletrônica e computação. Como ficará o mercado de trabalho com um enorme câncer que poderá, a médio prazo, destruir muitas das empresas brasileiras e dificultar o trabalho dos nossos programadores?
         É claro, uma empresa do porte da Chinesa trará seus produtos prontos da origem e será desleal com os concorrentes brasileiros.
         O Presidente Lula não permitiu que o Brasil fizesse parte da ALCA porque seria um acordo que acabaria com muitas empresas brasileiras. Por que devemos aceitar empresas chinesas? O efeito será muito pior. Quem viver. Verá!
         Espero que a FIESP-CIESP, Força Sindical, CUT, Outras Centrais, Políticos e Trabalhadores façam protestos contra a Empresa Gigante da China.
         Queremos crescer com parceiros que possam respeitar os Direitos Humanos e a Legislação Trabalhistas.
         Precisamos protestar! Não podemos aceitar parceiros que, sem dúvida, serão péssimos exemplos para os Brasileiros.
         Por que ninguém protestou? Onde estão as vantagens para o Brasil?
         Professor Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)