O que é Burguesia?

 






O que é Burguesia?

       O termo burguesia designa a classe social dominante do sistema capitalista, pois detém o poder e os meios de produção.  Formada por menos de 1% da população do Brasil e do mundo, domina nossa economia e a maior parte da economia mundial devido à sua formação na exploração de servos que eram vinculados a terra no caso europeu, e à escravidão, no caso da América. A burguesia acumulou enormes riquezas com a exploração da classe trabalhadora com o uso da força das armas de maneira cruel para dominar vastas regiões do mundo. Mesmo com o advento do Capitalismo, que “liberou” escravos e servos para que formassem a classe trabalhadora, continua com a dominação baseada nas suas origens. Na Europa Ocidental, no século passado, o Capitalismo, pressionado por Forças Orientais (Rússia e China), tornou-se mais humanista ao conceder direitos sociais e econômicos aos trabalhadores, onde toda a população vive os melhores índices de desenvolvimento humano (Socialismo Democrático).

       Infelizmente, a população das regiões exploradas pela Europa Ocidental e pelos Estados Unidos não consegue sequer a garantia de condições mínimas de sobrevivência. Em quase todos os países, os trabalhadores vivem na condição de servos ou escravos. A chamada uberização das relações de trabalho é o exemplo cruel da atual modalidade de servidão.

       Aqui, entre nós, todos os Presidentes que governaram com alguns princípios da Social Democracia foram assassinados, presos ou sofreram impedimento (Getúlio Vargas, JK, JG, Lula e Dilma). A burguesia brasileira não permite benefícios aos trabalhadores e seus filhos. A partir do ano de 2016, com o golpe contra a Presidenta Dilma, os governos Temer e Bolsonaro retiraram a maior parte dos direitos sociais, econômicos e políticos dos nossos trabalhadores. Prejudicaram todos os trabalhadores ativos e aposentados. Os salários sequer são corrigidos há cinco anos. O pior golpe na nação brasileira é a posição negacionista na base de mensagens mentirosas e proteção somente às grandes empresas. A política neoliberal adotada pelo governo atual visa a privatização de todas as empresas nacionais lucrativas, o que  levará nosso país a mais empobrecimento. A última Proposta da Burguesia Brasileira é a PEC 32, que será outra grande pancada nos trabalhadores.

       A burguesia brasileira chegou ao poder com a divulgação de 140 milhões de mensagens mentirosas contra o Partido dos Trabalhadores. Agora, chega-se à conclusão de que a nossa Burguesia (Banqueiros, agronegócio, grandes empresários e altos cargos dos governos dos vários níveis) quer maior concentração de renda e o consequente empobrecimento da classe dos trabalhadores.

Quem possui consciência política deve dizer “FORA BOLSODÓRIA”.

Obs: A nossa Burguesia, que é formada por menos de 1% da população brasileira, fica com mais de 70% de tudo que é produzido e o restante 29% fica com 99% da nossa população. Querem mais concentração! Isto é uma excrescência política!

Prof Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP.

Autor do livro: Genocídio Educacional no Estado de São Paulo.

E-mail: juvenalpenteadon@gmail.com

Veja nosso Blog: garraecoragem.blogspot.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)