Pela liberdade de ensinar e aprender
Pela
liberdade de ensinar e aprender
Realizamos na noite desta quinta-feira (16), no auditório Paulo
Kobayashi da Assembleia Legislativa, a audiência pública Por Uma Escola Livre e
Democrática, debatendo o PL 331/2019, de minha autoria.
Nosso projeto de lei se
contrapõe à “farsa da escola sem partido”, no sentido de assegurar nas escolas
a todos os professores, estudantes e servidores da educação de todo o estado de
São Paulo, o direito à liberdade de expressão e de aprender, ensinar, pesquisar
e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Queremos escola com conhecimento,
democrática, cidadã, aberta para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Mas
de acordo com a gestão desse país, com o corte de verbas que vem sendo feito,
me parece que não vamos ter mais escolas públicas desde a educação infantil até
a pós graduação. Esse é o debate fundante, na minha opinião.
A audiência contou com a
participação do professor César Callegari, Presidente do IBSA – Instituto
Brasileiro de Sociologia Aplicada, ex-Conselheiro do Conselho Nacional de
Educação e ex-Deputado Estadual. Para Callegari, “Escola sem partido”, tem a
intenção deliberada de censura e de perseguição a professores. “Não há educação
de qualidade sem professores valorizados e respeitados. E essa iniciativa da
Bebel, vem numa boa hora para que nós possamos estabelecer um debate dentro
dessa casa de leis. O projeto de autoria dela traz textos legais e
constitucionais, que defendem a educação, o pluralismo de ideias e a liberdade
de cátedra como o fundamento do processo educativo. Esse debate é mais do que
oportuno, é necessário”, destacou ele.
Também estiveram presentes no
debate Fátima Aparecida Antônio, professora da rede municipal de ensino de São
Paulo, ex-Secretária Adjunta da Educação do Município de São Paulo e
membro do Conselho Municipal de Educação, e Maria Lúcia Toledo, estudante,
Vice-Presidenta da União Paulista de Estudantes Secundaristas - UPES na capital
e Primeira Vice Presidenta da UNIÃO Metropolitana de Estudantes Secundaristas
de São Paulo. Além do Coordenador do Fórum Estadual da Educação e
Secretário Geral da APEOESP, Leandro Alves Oliveira.
A estudante, Maria Lúcia, ressaltou que a escola é um lugar no
qual os estudantes têm a oportunidade de debater todas as questões, sem nenhum
tipo de preconceito. “Tudo o que é apresentado pra gente na escola sem partido
é o contrário disso. Tem uma parte do projeto que diz que a escola por si só é
um espaço de liberdade, pluralidade e diversidade. Além de muito bonito, esse projeto
é também compatível com esses tempos difíceis em que estamos vivendo”,
ressaltou a estudante.
Na avaliação de Fátima
Antônio, o debate foi muito importante para que todos os presentes pudessem ter
conhecimento do Projeto de Lei 331/2019. ”A proposta foi apresentada e todos
puderam tomar conhecimento e também dar a sua contribuição. Fizemos uma análise
de conjuntura, e eu acredito que as contribuições foram bem importantes”, disse
ela.
O Coordenador do Fórum
Estadual de Educação, Leandro Alves Oliveira, destacou que a “escola Sem
Partido” está acontecendo diariamente nas escolas, mesmo sendo um projeto
inconstitucional. “A escola sem partido nada mais é do que um engodo, uma
enganação, pois estão querendo tirar o direto e a forma do professor trabalhar.
A casa cheia nessa audiência, mostra a preocupação da população com essa
questão. Foi muito rico esse debate e esperamos que essa discussão se
amplie e se expanda na sociedade”, avaliou.
Vamos agora massificar o
projeto para que todos tenham conhecimento de seu teor e possam defender a
liberdade de ensinar e aprender e a pluralidade de concepções e práticas
pedagógicas nas escolas públicas.
Professora
Bebel - Presidenta da APEOESP
Deputada Estadual
Deputada Estadual
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