A responsabilidade familiar é à base de tudo!

         A educação é ministrada no lar, na escola, na igreja e na sociedade.
No lar é a educação mais importante. É quando a criança aprende a respeitar os mais velhos, ter responsabilidade com os seus brinquedos, quando ajuda solidariamente os mais velhos nas atividades domésticas.
A criança quando adaptada à família se torna um ser mais produtivo e responsável.
Dizem alguns educadores que a família está destruída. Dizem que a Escola deve suprir a deficiência familiar. Isto é uma barbaridade! Nada substitui a família.A
No passado a criança e o adolescente possuíam a presença dos pais. Nos dias atuais, devido ao capitalismo selvagem, é necessário que os pais trabalhem para o sustento dos filhos. Muitos são educados por avós, tios, parentes e até por estranhos. Isto é compreensível, mas acabar com a responsabilidade paterna e familiar é um grande erro.
Quando a criança e o adolescente praticam infrações. A responsabilidade dos pais ou mais velhos da família é inerente aos cuidados que deixaram de tomar com a educação básica dos infratores.
O amor familiar jamais será substituído. A criança que não possui parâmetros familiares terá dificuldades para conviver tanto na escola quanto na sociedade.
Dizem que muitas crianças são geradas pela falta de conhecimento dos métodos anticoncepcionais. Isto pode acontecer, mas sempre será por falta de acompanhamento dos pais ou dos mais velhos da família. Quando acontece, a criança fruto da irresponsabilidade, deve ser assumida com amor e carinho. Ela não possui culpa alguma por vir ao mundo. Fruto de amor ou de ato irresponsável de seres inconseqüentes.
A criança e o adolescente não podem em hipótese alguma, ficar sob a responsabilidade do estado e abandono dos pais.
Devemos retomar a imputabilidade da responsabilidade daqueles que geraram o “ser em questão”.
O menor abandonado é fruto do desamor de famílias destruídas, tanto pelo capitalismo selvagem quanto pelos apelos da sociedade de consumo, que plantam ilusões nas mentes de jovens que não terminaram suas habilidades profissionais para sustento de suas proles.
No contexto da sociedade, a criança e o adolescente que não tiverem amor, apoio e educação familiar serão cooptados pelos exércitos do crime organizado. Quem não quiser visitar sua prole na cadeia, eduque com carinho e exija responsabilidade do educando.
Pais, avós, irmãos mais velhos, tios, primas qualquer tipo de parente deve ser responsabilizado pelas infrações de suas crianças e adolescentes. A omissão, a impunidade e o abandono só levam a um caminho: A marginalidade.
A família é à base de tudo. Vitória ou derrota. Tudo depende dos mais velhos.
Prof Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOESP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)