Secretário e líder do governo na Alesp afirmam que emendas serão incorporadas ao PEE - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Secretário e líder do governo na
Alesp afirmam que emendas serão incorporadas ao PEE AUDIÊNCIA PÚBLICA - PEE
APEOESP vai cobrar o cumprimento deste compromisso – Leia APEOESP nº 35.
Veja, de forma
resumida, o que foi proposto para ser incorporado ao PEE: • Assegurar mais um
ano de vigência do Plano para atendimento das peculiaridades do sistema de
ensino do Estado de São Paulo e não excepcionalmente, como está na proposta do
governo. • Explicitar, tal como o PNE, as diretrizes do PEE, entre as quais
está, a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da
cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. • Retirar do
corpo da lei a referência à disponibilidade das fontes de financiamento e as
disposições e limites da legislação vigente, quando se trata da formulação do
plano plurianual e diretrizes orçamentárias. • Garantir a criação de uma
instância permanente de negociação e pactuação entre a União, o Estado de São Paulo
e os seus respectivos Municípios, que garanta o fortalecimento do regime de
colaboração. • Instituir em dois anos lei específica para criação do Sistema
Estadual de Educação. Nas metas e estratégias Excluir metas 21 e 22. • Retirar
de todas as metas e estratégias a “trava” da Lei de Responsabilidade Fiscal, no
que se refere à valorização dos profissionais da educação (salário e carreira).
• Inserção do Custo-Aluno-Qualidade como parâmetro para o financiamento da
educação, como prevê o Plano Nacional de Educação. Valorização profissional •
Implementar a meta 17 (equiparar o rendimento médio dos profissionais do
magistério ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o
final do sexto ano de vigência do PEE), retirando a “trava” da Lei de
Responsabilidade Fiscal, que está na proposta do governo. • Instituir um único
cargo de professor. Assim, na rede estadual de ensino, não teríamos mais PEB I
e PEBII, mas o Professor de Educação Básica. A diferenciação salarial passa a
ser apenas de acordo com a habilitação (formação). • Criar legislação específica
para promover nas redes públicas, até 2020, adequada relação numérica
professor- -estudante, para que se possa resolver o problema da superlotação
das classes. • Instituir comissão paritária nas escolas para estudar as
condições de trabalho e propor políticas públicas voltadas ao bom desempenho
profissional e à qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade. •
Revisão anual dos salários, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal.
Carreira • Um novo plano de carreira para os profissionais da educação, com
critérios de evolução e promoção que reconheçam e valorizem seu trabalho e sua
experiência, tendo como objetivo a qualidade do ensino. • Jornada de trabalho
preferencialmente em tempo integral de, no máximo, 40 horas semanais de
trabalho, de forma gradual. • Regime de Dedicação Plena e Exclusiva por meio
de incentivos incorporados aos salários. • Equiparar, no prazo de dois anos,
os direitos dos profissionais da educação temporários aos profissionais
efetivos, ou seja, o Estado deverá em dois anos eliminar a atual forma de
contratação dos professores temporários (categoria O), totalmente injusta,
verdadeiro regime escravagista. Gestão democrática • Estimular, aperfeiçoar e
fortalecer espaços de participação na gestão democrática da educação,
assegurando a representação de professores, pais, estudantes, funcionários e
sociedade civil organizada. • Adequar, no prazo de dois anos, a composição do Conselho
Estadual de Educação, garantindo a diversidade dos segmentos existentes no
sistema de ensino (implementação do disposto no artigo 9º do Plano Nacional de
Educação). Financiamento • Ampliar as fontes de financiamento à educação
pública, no Estado de São Paulo, por meio de mudanças no sistema tributário.
O Secretário
assumiu o compromisso de formar uma mesa de negociação entre a APEOESP, ALESP e
Secretaria da Educação para atender as emendas da nossa entidade.
A CHAPA UM
ESTAVA PRESENTE COM MAIS DE 90% DOS PARTICIPANTES!
Comentários
Postar um comentário