APEOESP realiza caravana em defesa da escola pública

APEOESP realiza caravana em defesa da escola pública
A APEOESP está realizando em todas as regiões do estado uma caravana intitulada Professores em luta por educação pública de qualidade e valorização do magistério. É a quinta edição da caravana da APEOESP em defesa da educação.
Três ônibus adesivados com lemas da campanha circulam as principais cidades do interior, cidades da Grande São Paulo e também da Capital. Os ônibus percorrem escolas, praças e avenidas, difundindo denúncias sobre o descompromisso do Governo Estadual para com a educação pública, os três anos sem reajuste salarial para os professores, o fechamento e a superlotação de classes, as condições inadequadas de trabalho e outras situações que se verificam na rede estadual de ensino e, também, em redes municipais de ensino.
Sempre que possível, tenho participado das atividades da caravana e tem sido muito gratificante. O contato com os professores, com os estudantes, pais e comunidade em geral, para expor e discutir os problemas da escola pública, reforçam nossos vínculos e preparam o terreno para as inevitáveis mobilizações que precisamos realizar para que esses problemas sejam resolvidos.
Entre os assuntos abordados pelos professores e professoras que participam da caravana junto à população está a reforma da previdência, que eu considero como um ataque frontal à classe trabalhadora e que prejudica todos os trabalhadores, mas sobretudo as mulheres. No caso das professoras, elas terão que cumprir a mesma idade mínima dos professores, homens, 60 anos. Entretanto, além de ministrarem aulas em diversas escolas, ainda tem que trabalho doméstico para fazer em suas residências. E isto não é levado em conta.
Em muitas regiões é gravíssimo o problema de fechamento de classes e até ameaças de fechamento de escolas. Há em muitos locais a imposição de projetos de escola de tempo integral, sem a concordância da comunidade escolar. Às vezes, a consulta é feita e refeita, na tentativa de “convencer” pais, estudantes, professores e funcionários a aceitarem o projeto.
Estamos caminhando pelo estado. Nossa prioridade é defender a escola pública e o magistério.
Maria Izabel Azevedo Noronha – Bebel
Presidenta da APEOESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Greve no Horizonte!