Deputados defendem uso de armas contra manifestantes na ALESP


Deputados defendem uso de armas contra manifestantes na ALESP
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco nesta quinta-feira, 2 de maio, de uma demonstração de autoritarismo e ameaças contra os movimentos sociais e o legítimo direito de manifestação da população paulista.
A Deputada Estadual Janaína Paschoal, que ficou conhecida nacional e internacionalmente por ter sido uma das autoras da peça jurídica que sustentou o golpe de Estado que retirou do Governo a legítima Presidenta da República, Dilma Rousseff foi à tribuna para dizer que funcionários de seu gabinete e ela própria teriam sido “ameaçados” por professores.
A Deputada faltou com a verdade para justificar sua postura autoritária. Não houve qualquer tipo de ameaça ou violência. De fato o que ocorreu foi que, no dia 30 de abril, um grupo de professoras e professores dirigiu-se ao gabinete da Deputada Janaína Paschoal para entregar um documento aprovado no Conselho Estadual de Representantes do sindicato na sexta-feira, 26/4, repudiando a tentativa desta Deputada de imiscuir-se em assuntos internos da entidade, sobretudo no que se refere a questionar a permanência da Professora Bebel, também Deputada, na Presidência da APEOESP. O documento foi devidamente protocolado.
Entretanto, segundo relatam os professores, a Deputada não apenas se recusou a receber a comitiva, como, ainda, mandou seu agente de segurança bloquear-lhes a entrada. Neste momento, os professores gritaram palavras de ordem e posteriormente se retiraram.
O que se viu após a fala da Deputada Janaína foi algo inédito nesta Casa, com uma sucessão de Deputados do PSL, partido de Jair Bolsonaro, declararem que não vão admitir manifestações em seus gabinetes, fazendo ameaças de uso de violência física e até mesmo citando o fato de alguns deles andarem armados dentro do prédio da ALESP. Outros propuseram que seja restringido o acesso à ALESP.
Como professora, como Presidenta da APEOESP, e como Deputada Estadual eleita com 87.169 votos em todas as regiões do estado, sinto-me profundamente violentada e agredida pelas palavras proferidas por esses Deputados e quero dizer que não vamos aceitar esse tipo de ameaças.
A Assembleia Legislativa é a casa do povo e aqui a população deve ter livre acesso. A ALESP não pode ser transformada num “santuário de Deputados”. Nós somos servidores do povo e, como tal, devemos estar sempre disponíveis para prestar contas de nossos atos e das atitudes que tomamos no exercício de nossos mandatos.
Os movimentos sociais, entre eles a APEOESP, continuarão a frequentar esta Casa e aqui se manifestarão como sempre fizeram. A extrema direita não vai conseguir destruir a nossa democracia, tão duramente conquistada.
Professora Bebel
Deputada Estadual – PT
Presidenta da APEOESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)