Uma grande vitória da APEOESP e dos professores da categoria O


Uma grande vitória da APEOESP e dos professores da categoria O. Não haverá demissão em massa no Natal
         Acaba de ser divulgado pelo governo do Estado, em 11/12, que será enviado projeto de lei para a Assembleia Legislativa em caráter de urgência para a redução da “duzentena” (180 dias) para 40 dias.
Trata-se de uma grande vitória da APEOESP e de todos os professores e professoras que lutaram por uma solução que evite a demissão de 33 mil professores temporários em pleno Natal.
Há mais de um ano a APEOESP vem lutando para que o governo dê uma solução definitiva para este segmento da categoria, por meio da imple­mentação da Estratégia 18.20 do Plano Estadual de Educação, que determina uma nova lei de con­tratação que equipare os direitos dos temporários aos dos professores efetivos.
Entretanto, aproximando-se o final do ano letivo e, diante da perspectiva de demissão em massa, pas­samos a trabalhar com a proposta de uma medida emergencial que agora está sendo tomada, após muitas reuniões, manifestações, solicitações e documentos encaminhados à Secretaria da Educação, aos deputa­dos estaduais e ao governador do Estado.
A presidenta da APEOESP, professora Bebel, pro­tocolou no dia 21/11, durante audiência pública com o Secretário da Educação, na Alesp, um documento contendo consistente argumentação jurídica para em­basar a redução para 40 dias e vencer as resistências da Procuradoria Geral da Estado.
No dia 7/12, acompanhada de comissão de professores da categoria O, esteve na Secretaria da Educação, em reunião com o senhor Wilson Levy, chefe de gabinete. Diante das incertezas sobre pos­síveis soluções, sensibilizamos o governo estadual. Também, de forma ordenada fizemos uma campa­nha por meios eletrônicos que certamente ajudou a mostrar ao governo a extensão do problema.
Agora, tomamos conhecimento do anúncio do governo. Entretanto, há mais uma importante etapa a cumprir: assegurar a aprovação do projeto a tempo de resolver a situação, ainda que emergencialmente, para que os professores da categoria O, cumprindo o afastamento de 40 dias, possam participar do processo inicial de atribuição de aulas de 2018.

Extraido do Informa urgente nº 82.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Analfabetismo Político!