Secretário desrespeita a ALESP e a educação

Secretário desrespeita a ALESP e a educação
No dia 27 de junho o Secretário da Educação do Estado de São Paulo deveria prestar contas dos seis meses de sua gestão em 2017 em audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Ele chegou a ir até a ALESP, mas ao ver os professores, estudantes, pais e outros segmentos sociais. Fugiu do local sem maiores explicações.
É absurdo, inaceitável e injustificável que o Secretário da Educação do mais rico estado da federação trate desta forma a comunidade escolar e os próprios Deputados, representantes do povo, que ali estavam para questioná-lo sobre seu trabalho na pasta. A Presidenta da Comissão, Deputada Beth Sahão, declarou que poderá tomar medidas legais contra o Secretário.
Na qualidade de Presidenta da APEOESP, estava presente à reunião e fiquei realmente frustrada, porque entre as questões que eu faria ao Secretário estavam perguntas sobre o fato de o Governo Estadual nos manter há três anos sem reajuste salarial, embora o salário base de Professor de Educação Básica esteja ilegal, 10% abaixo do piso nacional. Questionaria também sobre o processo movido pelo Procurador Geral da República contra o Governador por desviar recursos da educação para outras finalidades, como o pagamento de aposentadorias.
Eu também iria fazer perguntas ao Secretário sobre o relatório do Tribunal de Contas do Estado que aponta que a rede estadual de ensino superlota salas de aulas, desrespeitando parecer do Conselho Nacional de Educação e resolução da própria Secretaria Estadual de Educação quanto aos números máximos de estudantes por classes nos diferentes níveis de ensino.
Não haveria motivos para a fuga do Secretário se ele realmente estivesse fazendo um bom trabalho à frente da educação paulista. Lamentavelmente, não está. E quem sofre com isso são nossas crianças, os jovens, os professores e as famílias que pagam seus impostos compulsoriamente e não obtém do Governo do Estado de São Paulo o mínimo de respeito e respostas para suas necessidades.
Maria Izabel Azevedo Noronha 
Presidenta da APEOESP 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitavel de Marília

Educação Política (4)